sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sexo Por Compaixão (2000) Laura Mañá


"Nunca ouvi falar!"
"Leva, você vai gostar!"

Foi assim que começou. Um amigo me empurrou esse filme espanhol dirigido por Laura Mañá e eu meio caí de gaiato na parada. Gostei do título e demorei um século para assistir. Diz respeito a uma fábula muito louca sobre bondade. Dolores é praticamente uma santa (elas são as piores) em sua aldeia. Só faz o bem. Seu idolatrado marido Manolo a abandona por não aguentar mais esse excesso de bondade. Dolores vai se confessar religiosamente (desculpe o trocadilho) e aparentemente não tem pecados. O padre do lugar, praticamente a incita a procurar em que pecar e num gesto incontrolável de bondade aceita ajudar a um sujeito traído pela esposa. Como? Retribuindo o chifre. Daí por diante ela vai virar puta, dando pra qualquer um que apareça dizendo estar com problemas (o marido mesmo diz: "Quando não é santa é puta!").

Em uma cena hilária, um sujeito chega e diz: "Sou um desgraçado. Tenho 40 anos e sou virgem. Sou virgem pois sou egoísta. Nunca gostei da idéia de alguém gozar às minhas custas." Aí você se pergunta, o que tem de errado nisso? Ela não continua fazendo o bem? Pois isso também a incomoda e então Dolores resolve negar um pedido, não ajudando ao próximo e assim alcançando o tão sonhado ato pecaminoso.

No início eu estava achando tudo muito bonito, caminhando para obra-prima até que tudo se perde, afunda em sentimentalismo barato e furos de lógica. As coisas começam a não fazer mais sentido e mesmo o longa sendo baseado num argumento já descabido, não desce. A fábula não se decide em feminista e preconceituosa e coadjuvantes roubam a cena todo o tempo. Enfim, do meio pra lá, nada dá certo. O conflito do padre é o melhor que há, com seu sentimento de posição religiosa usurpada.

A fotografia inspirada no neo-realismo usa o preto-e-branco para traduzir a condição dos habitantes do vilarejo, o próprio meio que representando um reino de tristeza (é... hoje o preto-e-branco é usado pra isso). No momento oportuno se torna colorido e depois volta ao branco no preto. Sexo por Compaixão ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Málaga e sinceramente não recomendo. Um filme pela metade não vale de nada.

» Avaliação: 4.0

Um comentário:

Tiago Suavenave disse...

Ótimo filme. Realmente, muitoo bom.